Frederick Crank, renomado fisioterapeuta alemão, é reconhecido mundialmente como um dos maiores expoentes da biomecânica vertebral. Sua técnica inovadora, desenvolvida ao longo de décadas de pesquisa e prática clínica, desafia abordagens tradicionais ao propor a resolução de problemas de coluna em até três atendimentos, independentemente da gravidade. Embora enfrente resistência por contrariar práticas consolidadas no mercado de saúde, o método Crank já tirou da cirurgia inúmeras pessoas que estavam com procedimentos marcados, dispensando recursos complementares como exercícios e medicamentos.
Entre os adeptos do método Crank está o internauta Dorival Encantado, homem dedicado a cuidar da própria saúde que conta com a bem-vinda ajuda dos gurus da Internet. Embora não sentisse qualquer dor, encontrou um competente discípulo do Dr. Crank em sua cidade, o Dr. Darius Tranco Forte—profissional com milhares de atendimentos e credenciais impressionantes—a oportunidade ideal para alinhar suas vértebras e prevenir doenças silenciosas. O discurso envolvente do Dr. Tranco Forte, baseado no risco do desalinhamento vertebral à saúde integral, convenceu Dorival de que havia encontrado o caminho para uma estratégia de prevenção eficaz. O Dr. Tranco Forte estralou o pescoço, a torácica e a lombar do Sr. Encantado. Ele ficou encantado e sentiu-se muito melhor após os atendimentos (mesmo não estando mal antes) e tornou-se um entusiasta do método, recomendando os serviços do Dr. Tranco Forte a três amigos: Josefa Trombada Caída, Dolores Constante e Nádia Formiga Gambito.
Josefa Trombada Caída machucou as costas após levar um encontrão de seu Fila Brasileiro, Marmaduk, enquanto carregava um vaso de flores. Imediatamente procurou ajuda com o Dr. Darius Tranco Forte. O Dr. Tranco Forte estralou a cervical, a torácica e a lombar de Josefa. Embora não tenha percebido melhora imediata, sentiu-se gradualmente melhor ao longo das semanas seguintes—resultado parecido com o que obtivera anos antes, quando tratou dores semelhantes usando a pomada "Canela de Velho". Recuperada e satisfeita, teve alta, convencida da eficácia singular do método do Dr. Tranco Forte.
Dolores Constante sofria com dor lombar crônica há mais de uma década quando conheceu o Dr. Darius Tranco Forte. Animado com as promessas do método Crank, iniciou os atendimentos imediatamente. O Dr. Tranco Forte estralou a cervical, a torácica e a lombar da Sra. Dolores. Apesar de sentir algum alívio inicial após cada sessão, o efeito era passageiro: no dia seguinte, a dor voltava ao mesmo nível de sempre. Ao término dos três atendimentos prometidos, diante da evidente falta de resultados duradouros, o Dr. Tranco Forte explicou que a persistência da dor era decorrente de uma inflamação crônica causada por hábitos alimentares inadequados, aconselhando-o então a cortar radicalmente o glúten e derivados do leite. O Sra. Dolores saiu do consultório decidida a mudar de dieta, confiante de que, desta vez, havia finalmente descoberto a verdadeira origem do seu problema.
Nádia Formiga Gambito vinha sofrendo há um mês com uma radiculopatia lombar, quando decidiu seguir o conselho do amigo Dorival e procurou o Dr. Darius Tranco Forte. Logo na primeira sessão, o Dr. Tranco Forte estralou a cervical, a torácica e a lombar de Nádia, que não achou a experiência nada confortável. Na verdade, saiu do consultório sentindo-se pior do que antes e, no dia seguinte, a dor irradiada havia aumentado consideravelmente. Na semana seguinte, constrangida pela piora inesperada, telefonou à secretária do Dr. Tranco avisando que precisaria viajar com urgência e que retornaria em breve para reagendar a sessão. A viagem acabou sendo permanente—o reagendamento jamais aconteceu.
Embora os personagens deste texto sejam fictícios, as situações retratadas são lamentavelmente reais, refletindo com precisão a conduta clínica de profissionais que, assim como o Dr. Darius Tranco Forte, ostentam longas filas de espera. Fato esse que reforça ainda mais a credibilidade de suas condutas devido a um gatilho de autoridade conhecido como prova social — que nos leva a acreditar que, se todo mundo faz, só pode significar que o método é eficaz.
Nesse cenário, a percepção coletiva de sucesso, alimentada por relatos de melhoras ocasionais, solidifica a reputação do Dr. Darius. Assim, para ele, pouco importa o motivo real das melhoras — os aplausos e o crédito já têm um alvo garantido.
Daniel Alberton Batista